Certificação – Formação

ENCCEJA

Certificação EJA – Consulta e Impressão

Realizamos a digitalização completa do processo de entrega dos certificados do ENCCEJA. Deixaremos de imprimir, assinar e entregar 30 mil certificados físicos, sendo toda a tramitação digital.
Para o candidato obter seu certificado é muito simples, basta acessar a plataforma SED (link: https://sed.educacao.sp.gov.br/ValidarDocumento/ConsultaDocumento) e utilizar o CPF e a Data de Nascimento para acessar e realizar o download do certificado.

É possível conferir a validade do certificado de duas formas:
Acessando a plataforma SED (link: https://sed.educacao.sp.gov.br/ValidarDocumento/Index) e inserindo o código chave disponível no certificado.
Utilizando o QR Code também disponível no certificado.
Caso tenham qualquer problema, pedimos que entrem em contato pelo email deitrnve@educacao.sp.gov.br

O que é?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.
O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
É um exame gratuito e voluntário servindo para conceder periodicamente “certificados de conclusão do Ensino Fundamental”, e “certificados de conclusão do Ensino Médio”, para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

Inscrição

A inscrição do Encceja nacional é feita exclusivamente pelo site oficial do exame (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja), onde os candidatos devem preencher o formulário de inscrição no Encceja, no período de 24 de maio às 23h59 a 04 de junho de 2022 (horário de Brasília-DF).

Provas do ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o ensino fundamental:
– Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
– Matemática;
– História e Geografia;
– Ciências Naturais.

Para o ensino médio:
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
– Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

LOCAL DE PROVA

Os locais de prova serão informados no CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO, disponível na página do participante http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Certificado de conclusão X Declaração parcial de proficiência

Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:
Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.
Declaração Parcial de Proficiência:
Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

Material para estudo

Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza em sua página da internet o material didático pedagógico de apoio aos participantes e professores que é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações ao professor e oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio).
Apostilas para estudantes e professores – http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/outros-documentos
Provas e Gabaritos – http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/provas-e-gabaritos

LINK DO EDITAL: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-maio-de-2022-400307253

ACESSO A PÁGINA DO PARTICIPANTE
http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja

Dúvidas, entrar em contato com o Núcleo de Vida Escolar pelos telefones (15) 3531-8052.

Prova de Escolaridade (certificação 1º ao 5º ano – 1ª a 4ª série)

O que é?

É uma prova de escolaridade para clientela não escolarizada ou semialfabetizada, com idade superior a 14 anos, em nível de conclusão de um dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, para fins de ingresso no mercado de trabalho ou prosseguimento de estudos.

Quem pode participar?

Pessoa não escolarizada ou semialfabetizada, com idade superior a 14 anos.

Documentos necessários

– Cópia do RG
– Cópia do CPF
– Cópia do Comprovante de Endereço

Onde realizar a prova?

01 – Município de Barão de Antonina
EE Profª. Sandra Regina Pires
Avenida Brasília, 825 – Centro
CEP 18.440-000
Fone: (15) 3573-1173/3573-1110

02 – Município de Bom Sucesso de Itararé
EE Prof. Aparício Bíglia Filho
Rua Manoel Teixeira Fernandes, 40 – Centro
CEP 18.475-000
Fone: (15) 3533-1131/3533-1166

03 – Município de Coronel Macedo
EE Antonio Tonon
Rua São Benedito, 452 – Centro
CEP 18.745-000
Fone: (14) 3767-1177/3767-1193

04 – Município de Itaberá
EE Leôncio Pimentel
Avenida João Simon Sola, 298 – Centro
CEP 18.440-000
Fone: (15) 3562-1200/3562-1682

05 – Município de Itaporanga
EE Epitácio Pessoa
Rua Frei Pacífico de Montefalco, 1551 – Centro
CEP 18.480-000
Fone: (15) 3565-1133/3565-1227

06 – Município de Itararé
EE Heitor Guimarães Côrtes
Avenida Joaquim Dias Tatit, 372 – Vila Cruzeiro
CEP 18.460-000
Fone: (15) 3532-3389 / 3532-3653

EE Prof. Christiano Marques Bonilha
Rua Travessa 4, 900 – Bairro Cerrado
CEP 18.460-000
Fone: (15) 3532-9100

07 – Município de Riversul
EE Lázaro Soares
Rua Fabrício Vieira de Lima, 298 – Centro
CEP 18.470-000
Fone: (15) 3571-1177 / 3571-1230

Dúvidas, entrar em contato com o Núcleo de Vida Escolar pelos telefones (15) 3531-8052 e 3531-8006.

ENEM

O que é?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, assim como em algumas universidades no exterior.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Entretanto, o uso dos resultados é diferente para cada público. Os resultados só podem ser usados para acesso à Educação Superior e aos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante nessa etapa de ensino por participantes com mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do Exame e que tenham concluído o Ensino Médio em ano anterior ao da edição do Exame.

O que define o participante “treineiro”?

É considerado “treineiro” o participante menor de 18 anos no primeiro dia da aplicação do Exame e que concluirá o Ensino Médio após o ano letivo da edição do Exame. Esses participantes podem fazer o exame apenas para autoavaliação.

Onde realizar a prova?

Atualmente, o exame é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa de Programa Universidade para Todos (ProUni), Instituições Portuguesas, conseguir o Financiamento Estudantil (Fies) e, além disso, diversas faculdades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Edital

EDITAL PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2022 IMPRESSO

EDITAL PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2022 DIGITAL

Inscrição

A inscrição é feita exclusivamente pelo site oficial do exame (http://enem.inep.gov.br/participante), onde os candidatos devem preencher o formulário de inscrição no Enem.
Em maio, em um período que dura cerca de duas semanas, o Inep abre o processo de inscrição do Enem. É nesse momento que os participantes precisam solicitar qualquer tipo de auxílio para a realização das provas. Neste ano de 2022 a inscrição ocorre de 10/05 a 21/05.

Prova do ENEM

O Enem 2019 será estruturado com base na matriz de referência disponível no Portal do Inep no endereço http://portal.inep.gov.br/enem.
O Exame será constituído de redação em Língua Portuguesa e de quatro provas objetivas. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio:
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação – Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
– Ciências Humanas e suas Tecnologias – História, Geografia, Filosofia e Sociologia
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química, Física e Biologia
– Matemática e suas Tecnologias.

Local de realização da prova

O local de prova de cada participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço http://enem.inep.gov.br/participante e no aplicativo oficial do Enem. Todos os municípios podem ser consultados pelo link https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/enem-2022-municipios-de-aplicacao

É possível obter o diploma do Ensino Médio com o ENEM?

Não. De 2009 até 2016, o Enem também era utilizado para a obter o diploma de ensino médio, no entanto, a partir da edição de 2017, o exame já não possui mais essa finalidade. Os interessados em obter a certificação do ensino médio deverão realizar a prova do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

ENEM em Libras

Participantes surdos ou com deficiência auditiva podem conferir os vídeos do Enem em Libras no YouTube do Inep.
Edital ENEM em Libras – https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/enem-em-libras

Provas anteriores

ENEM 2018 – Videoprova em Libras – Matemática e suas Tecnologias – https://www.youtube.com/watch?v=CLI-hd6auRs&list=PLjz5Kd6rxbE4aVUHS0noPm90btbc9GZ1h
ENEM 2018 – Videoprova em Libras – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação – https://www.youtube.com/watch?v=Vbr2tl7pvrY&list=PLjz5Kd6rxbE4sIx2I3I0LlqvMIDyqugkR
ENEM 2018 – Videoprova em Libras – Ciências Humanas e suas Tecnologias – https://www.youtube.com/watch?v=UcKhkgWvNzM&list=PLjz5Kd6rxbE4EsAfu-s2–2clRjUUjsGs
ENEM 2018 – Videoprova em Libras – Ciências da Natureza e suas Tecnologias – https://www.youtube.com/watch?v=VHOFSpwxtuk&list=PLjz5Kd6rxbE60PG_njqgRWGFwOoyxsyBL

ENEM em Libras 2019 – Cartilha de redação – https://www.youtube.com/playlist?list=PLjz5Kd6rxbE7MsKCa-7jSAEsvHfb9wuA0
ENEM em Libras 2019 – Orientações – https://www.youtube.com/playlist?list=PLjz5Kd6rxbE7WLkCWLnXB8tfsVX6QVVqW
ENEM em Libras 2019 – Primeiro dia – Videoprova em Libras – https://www.youtube.com/playlist?list=PLjz5Kd6rxbE4tCKp97-gTefT9EjE6mwfg
ENEM em Libras 2019 – Segundo dia – Videoprova em Libras – https://www.youtube.com/playlist?list=PLjz5Kd6rxbE6qB311AVbHZlwGw0jY8ybh